"QUANDO OS ESTRIBOS SE TOCAM ESTÁ FEITA A CAMARADAGEM"

História

A história do Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Estado de Goiás se confunde com a própria história da Instituição. O cavalo tem sido um dos meios de transportes mais antigos que o homem vem utilizando ao longo dos anos, servindo para locomoção, transporte e até mesmo defesa quando necessário.

O ano de 1893, no dia 19 de Agosto, o então Governador de Goiás, Ten Cel Ex Braz Abrantes, sentiu a necessidade de criar um policiamento mais especializado. Para isso, ele sancionou a Lei nº 49, elucidando no parágrafo único do artigo 1º, a criação do serviço de ordenanças e diligências perigosas: um Piquete de Cavalaria.

A Cavalaria foi ganhando destaque e em 1918, com a Lei nº 624, de 31 Jul 1918, criou-se o Pelotão de Cavalaria, motivo pelo qual foi autorizado pelo Governo do Estado a aquisição de montarias, fardamento próprio, equipamentos e arreamentos, além de armamento para todo o contingente policial. A parceria entre homem e cavalo foi dando resultados e no ano de 1926, houve um aumento do efetivo e foi adotado a denominação específica de Piquete de Capturas, o qual contava com um Oficial, 39 Praças montados e 70 cavalos.
Em 1959, o Piquete de Capturas passou à condição de Regimento, tendo como sede o local , o que atualmente funciona o Hipódromo da Lagoinha. Criou-se Regimento Cel Demerval de Morais Brito. Mas como toda história de vitória passa por um momento de dificuldades, a sociedade goiana ficou sem a Cavalaria, porém, no ano de 1980, por intermédio da Lei nº 8.776, de 17 Jan 1980, surgiu o Esquadrão de Polícia Montada, que funcionou no Parque de Exposição Agropecuária de Nova Vila.

No ano de 1982, através do Decreto nº 2.593, de 07 Março de 1982, teve elevada sua categoria passando a ser novamente Regimento de Polícia Montada. É o atual Regimento de Polícia Montada Engº Ary Ribeiro Valadão Filho, em homenagem ao filho do então Governador Ary Valadão, morto em um acidente aéreo.
Atualmente, o Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Estado de Goiás, encontra-se situada na Avenida Vereador José Monteiro, Quadra 11-A, Lote AR-3, nº 1957, Setor Negrão de Lima, na cidade de Goiânia. Possui uma área de 74.272,12 m², confrontando em vários pontos com o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), Saneago e Vila Monte Celli.Em abril de 1993, o Regimento de Polícia Montada recebeu um grande investimento. Animas foram adquiridos do Estado do Rio Grande do Sul e cursos foram fornecidos a tropa, especializando Oficiais e Praças.
No ano de 1996, o Regimento de Polícia Montada passou a executar trabalho exclusivamente voltado para o Policiamento Montado, pois, até então, a Unidade também era constituída de um Esquadrão de Rádio-Patrulha e outro de Guardas e Destacamentos (entorno de Goiânia). Passou a desenvolver suas atividades de policiamento montado com maior eficiência e eficácia.Em novembro de 2008, foi autorizada a formação de uma Comissão para ir ao Rio Grande do Sul, onde foram adquiridos 30 animais, criteriosamente selecionados conforme os padrões exigidos para o serviço de policiamento montado. Desta forma, a cavalhada atual encontra-se composta de 85 animais pertencentes à Corporação.
Pelo Regimento de Cavalaria “Engº Ary Ribeiro Valadão Filho” já passaram 25 (vinte e cinco) Comandantes, e atualmente quem se encontra no comando é o Coronel Nivando Moreira, com um efetivo de sete Oficiais e 112 Praças, desenvolvendo suas atividades distribuídas em dois Esquadrões de Polícia Montada (EPM).
O 1º EPM é responsável pela execução operacional do policiamento montado e pelo trato dos cavalos, enquanto que ao 2º EPM é responsável pelo apoio e administração da unidade, além da execução do serviço de suporte ao Fisco Estadual. O Regimento de Cavalaria é uma Unidade subordinada ao 1º CRPM/CPC, e presta serviços à sociedade em vários bairros da Capital, em caráter ordinário, praças esportivas ou lazer, estádios de futebol, acompanhamento de torcidas aos estádios, bem como em eventos de grande público.A Cavalaria apóia também outros Comandos Regionais, principalmente eventos festivos ou operações de reintegração de posse. Quando requisitado, executa trabalho relacionado ao setor de relações públicas, abrilhantando eventos como desfiles, formaturas, homenagens, cavalgadas, festas de rodeio, exposições diversas e outros. Além das atividades tipicamente policiais militares, o Regimento de Polícia Montada(RPMon) desenvolve também atividades de cunho social de extrema importância, como o apoio em parceria com o Núcleo de Equoterapia do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santilo/CRER, tornando a freqüência de civis uma constante na Unidade, proporcionando uma interação benéfica entre Polícia Militar e sociedade, evidenciando o RPMon também como uma Unidade de relações públicas da Corporação, o que muito a orgulha e enobrece.

O Regimento de Cavalaria é uma Unidade subordinada ao 1º CRPM/CPC, e presta serviços à sociedade em vários bairros da Capital, em caráter ordinário, praças esportivas ou lazer, estádios de futebol, acompanhamento de torcidas aos estádios, bem como em eventos de grande público.

A Cavalaria apóia também outros Comandos Regionais, principalmente eventos festivos ou operações de reintegração de posse. Quando requisitado, executa trabalho relacionado ao setor de relações públicas, abrilhantando eventos como desfiles, formaturas, homenagens, cavalgadas, festas de rodeio, exposições diversas e outros.

O Regimento de Cavalaria, atua tambem como uma tropa de choque juntamente com as demais forças da Polícia Militar, formam um todo que busca a manutenção da ordem pública. Apesar de realizarmos um patrulhamento em bairros, o nosso forte é em grandes eventos esportivos, shows, ou seja, em qualquer lugar que reúna uma grande concentração de pessoas. Atuamos com uma equipe formada por três componentes que equivale a 18 policias militares a pé.

Além das atividades tipicamente policiais militares, o Regimento de Polícia Montada(RPMon) desenvolve também atividades de cunho social de extrema importância, como o apoio em parceria com o Núcleo de Equoterapia do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santilo/CRER, tornando a freqüência de civis uma constante na Unidade, proporcionando uma interação benéfica entre Polícia Militar e sociedade, evidenciando o RPMon também como uma Unidade de relações públicas da Corporação, o que muito a orgulha e enobrece
Todos os anos, nas comemorações do aniversário da Polícia Militar do Estado de Goiás, é realizado um concurso hípico nas dependência do Regimento de Polícia Montada, além de um desfile militar com os melhores cavalos e fardamento histórico.